Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2019 Diário Oficial Fale Conosco
Buscar todas as notícias

14/7/2008 - 20:42
“ENTREVERO” - TELêMACO BORBA DEFINE PRATO TíPICO

O concurso foi realizado no domingo (13)

Entrevero. Esse é o prato típico vencedor do concurso gastronômico cultural “A sua receita será eleita a Comida Típica de Telêmaco Borba”, realizado ontem (13) pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER), no Clube Atlético Monte Alegre (CAMA), a partir das 14 horas.

A apresentação reuniu cinco comerciantes da área gastronômica do município que demonstraram opções diferenciadas e saborosas, além de fundamentos históricos correlacionados com o Caminho Cultural dos Tropeiros, uma vez que o objetivo do concurso, que faz parte do projeto “Cultural dos Tropeiros” (da 2ª Regional de Cultura – AMCG), buscou o resgate da comida típica regional, estreitando laços de cultura, comércio, interação social da comunidade, estimulando o turismo e a promoção de novos talentos na cultura gastronômica.

O prato campeão foi escolhido entre cinco opções – Entrevero (Vera Zaleski/Lanchonete e Restaurante do Ary); Costela Tropeira (Lúcia Tibaldi – Bistrô Mussurunga/Caetê); Leitão a Pururuca (Clemente Barczak/Cravo e Canela); Carneiro ao Molho de Hortelã (Marli Dal Col Mendes/Dal Col) e Filé com Feijão Tropeiro (Rosni Alves Pontes/Toca dos Sabores).

Vera Lúcia Zaleski era pura emoção no momento do anúncio de vencedora. “Lógico que fiquei feliz, mas achava que não ia ganhar porque tinha muita opção de comida, todas boas e lindas também”, comentou.

Depois da surpresa, ela disse crer que a sua vitória foi devido aos ingredientes e tempero ‘não muito pesado’ utilizado no Entrevero. “O prato por si só já é forte, então tirei toda a gordura das carnes (seca e bovina), tentando suavizar o sabor e ressaltar o gosto natural do pinhão”, contou.

E os jurados afirmaram que alimentação mais saudável é coisa séria e importante. Neste caso, como vai representar o município, a peculiaridade do prato, sabor, ingredientes e equilíbrio, foram essenciais. “Sem contar o visual maravilhoso”, disse Antônio Nildo, artista plástico e educador.

Conforme a nutricionista especialista em Gastronomia, Viviane Scheifer, nenhum prato perdeu em sabor ou deixou a desejar.

O jornalista, músico e cozinheiro, Luciano d’Miguel, falou que o sabor e a representatividade cultural foram vistos em todos os pratos de “excelente qualidade”, analisou de forma geral.

A análise ficou por conta de sete jurados, incluindo Luciane Scheifer (empresária), Adriano Scheifer (panificador); Walace Fabrin Cabral (enólogo e gastrônomo) e Márcia Sielski (Sesc/Senac/Sistema Fecomércio). “Através do Sesc trouxemos este grupo de empresários de Ponta Grossa, para o envolvimento de áreas da gastronomia, numa análise técnica, uma vez que são do setor”, explicou a coordenadora cultural Márcia, que compõe desde a elaboração, formatação no compromisso junto com a Regional de Cultura da AMCG.

Para o secretário municipal Gilson Vieira (SMCER), a abrangência e participação foram muito positivas. “Além de estarmos construindo a nossa tradicionalidade, isso é fantástico”, resumiu.

Idever Terezinha Lacerda, assessora especial da Indústria Artesanal, Comércio e Turismo, salientou que seguindo a cultura regional, a idéia é que os restaurantes tenham o prato típico. “O prato de Telêmaco Borba”, comemorou.

No estabelecimento vencedor, a autora do prato garante que o Entrevero estará à disposição. “E não é coisa cara, máximo R$ 15,00, com acompanhamento de salada, arroz branco e farofa”, assegura Vera. O endereço para apreciar o alimento é na Avenida Horácio Klabin, 107, no centro da cidade.


PRATO TÍPICO DE TÊLEMACO BORBA

>br>

INGREDIENTES:

Posta vermelha

Charque

Pinhão

Tomate

Cebola

Alho

Bacon

Cheiro verde

Sal a gosto

Pimenta vermelha

Preparo: 1 – Cozinhar pinhão, descansar e reservar; 2 – Ferventar o charque para retirada do excesso de sal; 3 – Picar a carne em pedaços pequenos; 4 – Em uma panela frite o alho, a cebola e o tomate, adicione a carne e o charque e os demais temperos; 5 – O pinhão picado em fatias pode ser adicionado logo em seguida. Deixe em fogo brando durante uns 30 minutos para acentuar o sabor.

Acompanhamentos: Arroz branco, farofa e salada (guarnições).

Herança está sendo resgatada

De 29 de julho a 3 de agosto está marcada a Exposições e Feira Gastronômica Cultural do Tropeirismo em Telêmaco Borba. A Mostra Fotográfica “Olhares do Tropeirismo”, de 11 a 15 de agosto, em Palmeira. Em Castro, de 18 a 22 acontece o Concurso de Redação e Mostra Literária “Traços do Tropeirismo”. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (42) 3904-1670 e 3904-1578.

Nos dias 1º., 2 e 3 de agosto, na Feira Produtor de Telêmaco Borba, acontece a Feira de Gastronomia Cultural do Tropeirismo. Na sexta-feira (1º.), às 14h, Oficina de Gastronomia; 21h abertura com show artístico Banda Mandau. No sábado (2), almoço a jantar e, no domingo, almoço, encerrando a feira aos participantes.


Cronograma de atividades

Projeto “Caminho Cultural dos Tropeiros”


Atividades Culturais

De 29 de Julho a 03 de Agosto de 2008

Dia - 29 de Julho

Local - Centro Cultural/Casa da Cultura TB

Abertura

20 h: Palestra sobre Tropeirismo

21 h: Apresentação Artística – (Tibagi)

Dia - 30 de Julho

Local - Centro Cultural/Casa da Cultura TB

14 h: Mostra de Vídeos da UEPG - Tema: Tropeirismo

19 h: Apresentação Artística – (Reserva)

19h30: Apresentação Artística – (Ortigueira)

20 h: Sessão Cinematográfica.

Dia - 31 de Julho

Local - Centro Cultural/Casa da Cultura TB

14 h: Oficina (Participação de Municípios do Pólo)

19 h: Apresentação Artística – (Imbaú)

19h30: Apresentação Artística – (Ventania)

20 h: Apresentação Artística – Telêmaco Borba

Dia – 1º de Agosto

Local - Feira do Produtor TB

14 h: Oficina de Gastronomia Tropeira/(Participação dos Municípios do Pólo)

20 h: Abertura da Feira de Gastronomia Cultural do Tropeirismo

21 h: Show Artístico “Banda MANDAU”

De 29 de Julho a 08 de Agosto

Local: Hall do Centro Cultural

Exposição de Pintura (Município de Tibagi)/ Mostra Fotográfica “Olhares do Tropeirismo” - (Participação de Municípios do Pólo)/ Mostra Literária “Traços do Tropeirismo” - (Participação de Municípios do Pólo).



Notícias Relacionadas

  • Entrevero em destaque – Município reforça atrativo turístico e comércio agradece
  • Feira gastronômica e cultural apresenta “Entrevero” à comunidade
  • “Entrevero” - Telêmaco Borba define prato típico




  • Buscar todas as notícias
    Buscar todas as notícias
    Imprimir