Quinta-Feira, 13 de Dezembro de 2018 Diário Oficial Fale Conosco
Buscar todas as notícias

26/3/2014 - 10:48
GUIOMAR RIBAS DE CARVALHO RECEBE TíTULO DE CIDADã HONORáRIA DE TB

O trabalho social e humanitário que Guiomar Ribas de Carvalho desempenhou em Telêmaco Borba teve o reconhecimento com a entrega do título de Cidadã Honorária.

A homenagem da Câmara Municipal foi aprovada por unanimidade e a sessão de entrega da honraria foi na segunda-feira (24), com a presença do prefeito Luiz Carlos Gibson, do vice-prefeito pastor Dã Cortez e convidados.

Acompanhada por seu esposo Dinizar Ribas de Carvalho, ela agradeceu a homenagem e com muita emoção lembrou da chegada no município em 1958, do trabalho realizado, dos amigos e da família que muito contribuíram para as atividades desenvolvidas como professora, primeira-dama, secretária municipal, fundadora do Centro de Promoção Humana e outras ações de cunho social e humanitário.

Na terça-feira (24), o secretário Geral de Gabinete Altamir Ramos, em nome do prefeito Luiz Carlos Gibson que estava em agenda externa, recebeu o casal Ribas de Carvalho e destacou a homenagem. "Pelos relevantes trabalhos prestados, o título de Cidadã Honorária foi justo e merecido, nós só temos a agradecer o trabalho que foi desenvolvido", frisou.

Guiomar Almeida Ribas de Carvalho

Guiomar é nascida em Curitiba, em 9 de junho de 1935. De descendência humilde, foi obrigada, já em tenra idade, a trabalhar para contribuir no sustento da família. Era a mais velha entre seis irmãos, dos quais cinco do sexo feminino.

Aos 15 anos começou a trabalhar no comércio e tornou-se, também, cantora de rádio, utilizando uma tendência que se revelara desde criança. Atuou nos programas da B.2, Rádio Clube Paranaense, no auditório da Rua Barão do Rio Branco e como "crooner" de uma das mais conceituadas orquestras de dança da capital: a Orquestra do Maestro Ângelo Antonello que, na época, era o Maestro da Banda da Polícia Militar do Estado do Paraná.

Foi na Rádio Clube Paranaense que, em 1953, conheceu aquele que viria a ser seu esposo, o então narrador esportivo Dinizar Ribas de Carvalho. Em 17 de abril de 1954 contraiu matrimônio e deixou o rádio. No mesmo ano, seu marido concluiu o curso de Direito da Universidade Federal do Paraná, mas continuou a sua carreira de radialista e jornalista. Depois de muitos projetos de vida para o futuro, decidiram mudar residência para Monte Alegre, na época, o núcleo econômico mais importante do Município de Tibagi, que abrigava a fábrica de papel e celulose da Klabin do Paraná.

Já morando em Harmonia, iniciou-se no ensino, fazendo parte do corpo decente do então Grupo Escolar Manoel Ribas, como professora leiga. Apesar de não ter formação, destacou-se pelo seu dinamismo e dedicação. À margem da sua atividade como professora, começou a participação de atividades assistenciais na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Monte Alegre, da qual acabou sendo sua presidente. Mantinha, em paralelo, a sua ação religiosa na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cuja capela, em Harmonia, é ainda preservada como monumento histórico de Harmonia e Telêmaco Borba.

Como hobby dona Guiomar participava, eventualmente, da programação da Rádio Sociedade Monte Alegre – ZYS 22 – onde seu marido Ribas de Carvalho trabalhava, quando os estúdios eram localizados em Harmonia, no prédio do antigo Cine Harmonia, atuando como locutora e como atriz, em programas diversos.

Na área assistencial, participou ativamente na "Campanha do Quilo", liderada por um grupo de pessoas de Harmonia que arrecadava alimentos para as pessoas carentes da comunidade, especialmente, da cidade que se formava à margem do Rio Tibagi.

Com a criação do Município de Telêmaco Borba, em 1963, e sua instalação em março de 1964, dona Guiomar foi requisitada pelo prefeito Péricles Pacheco da Silva a fim de trabalhar como coordenadora do primeiro recenseamento do município promovido pela Secretaria de Municipal da Educação. Depois de concluído o trabalho, expandiu a sua atividade assistencial aos mais carentes. Manteve participação intensa na vida social comunitária, colaborando com o esporte feminino e com as festividades sociais do Harmonia Clube e do Clube Atlético Monte Alegre.

Em 1968 foi novamente requisitada pela Prefeitura Municipal, no mandato do prefeito Euclides Marcolla, voltando à Secretaria Municipal de Telêmaco Borba.

Em 1972, quando seu marido Ribas de Carvalho foi eleito o terceiro prefeito do Município, antes mesmo de sua posse, juntamente com a Irmã Madalena, da Congregação de Santa Cruz, fundou o Centro de Promoção Humana que começou no Bairro Socomin e que hoje funciona na Avenida Presidente Kennedy. O Centro de Promoção Humana iniciou suas atividades em 1972 e fundamental para nossa homenageada que, no ano seguinte, assumiu o encargo de primeira-dama do Município, continuando suas atividades sociais e comunitárias.

Algum tempo depois da fundação do Centro de Promoção Humana, a Irmã Madalena assumiu outra missão fora do Brasil e para o seu lugar veio a Irmã Rose Martin, a conhecida Irmã Rosa que tomou a frente nos trabalhos, dividindo a responsabilidade com Dona Guiomar que, durante todo o mandato, exerceu seu papel com dinamismo e dedicação.

Foi uma pessoa muito dedicada no atendimento dos carentes de nossa comunidade, inclusive prestando assistência aos doentes carentes, com a ajuda do Dr. Aulino Feitosa e do Padre João, da Igreja dos Passarinhos, da Capital, que remetia, periodicamente, medicamentos que arrecadava em sua Paróquia. Dona Guiomar ofereceu ajuda na formação de donas de casa, jovens e adultos da comunidade, com cursos de corte e costura, tricô, crochê, pintura de paredes e automotiva, proporcionando atividades lucrativas e oportunidades de emprego para muitas pessoas.

De 1983 a 1988 passou novamente a exercer funções na Prefeitura durante o mandato do prefeito Tranquelino Guimarães Viana. Durante esses anos continuou a colaborar com o Centro de Promoção Humana sob o comando da Irmã Rosa.

Em 1992 voltou à Prefeitura no mandato do prefeito Paulo Cezar Nocera exercendo a função de Assessora de Integração Comunitária, quando liderou a Cozinha do Trabalhador que atendia, com marmitas, os servidores públicos de menos níveis salariais.

Mais tarde acumulou a função de diretora do CAIC e nessa unidade antecipou-se com atividades produtivas socialmente, com a formação de uma horta comunitária, com enorme variedade de verduras, criação de frangos e gado, num trabalho que assegurou a alimentação para a cozinha do trabalhador e para as creches e outras entidades assistenciais da comunidade. Esse trabalho acabou sendo interrompido na administração seguinte.

Dedicou-se, também, a outras atividades de cunho social e assistencial. Participou da Comissão Anti-Drogas de Telêmaco Borba, coordenando a construção da casa de apoio para recuperação de alcoólicos e consumidores de drogas, que hoje funciona sob a direção da Copiosa Redenção e supervisão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Foi uma das fundadoras do Grupo Amor Exigente, que dá orientação às famílias de pessoas comprometidas com o uso de álcool e drogas, tratando-se de uma entidade com fins não religiosos e que se mantém na ativa, assistindo a todos os que a procuram.

Em 2006, dona Guiomar mudou-se para Guaratuba, em face de uma recomendação médica que visava a preservação da saúde de seu esposo, o ex-prefeito Ribas de Carvalho.

Hoje, em Guaratuba, continua a sua ação social, restrita agora às suas funções na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, comunidade de Brajatuba-Guaratuba e como integrante do Coral de Nossa Senhora do Bom Sucesso, da Igreja Matriz de Guaratuba.

Embora distante de Telêmaco Borba, tanto dona Guiomar como seu esposo, continuam mantendo laços infindáveis de amizade, apreço e consideração pela comunidade de Telêmaco Borba e são personagens ativas em todas as solenidades cívicas que se realizam em comemorações de datas e fatos históricos de nosso município.

Foto – Na terça-feira (25), o casal Ribas de Carvalho foi recebido pelo secretário Geral de Gabinete Altamir Ramos

Fotos da galeria de Marcelo Corrêa



Últimas Notícias

  • Vagas disponíveis na Agência do Trabalhador – 04/09/2017
  • Gabriel Fly Miranda vence mais uma luta no MMA
  • Prefeitura realizará Leilão de veículos, sucatas, máquinas e equipamentos inservíveis
  • Telêmaco Borba é campeão de Futsal Masculino nos 30º Jogos da Juventude em Ivaiporã
  • EFC e SEJA sagram-se campeões da Taça Cidade de Futsal 2017
  • Buscar todas as notícias
    Imprimir