23/12/2010 - 18:29
POPULAçãO Dá O úLTIMO ADEUS AO EX-PREFEITO DR. EUCLIDES MARCOLLA

Parentes, amigos e populares marcaram presença para o último adeus ao ex-prefeito de Telêmaco Borba, o médico Dr. Euclides Marcolla, falecido ontem (22) em Curitiba, por insuficiência respiratória. Ele foi o segundo chefe do Poder Executivo e administrou no período 1969 a 1972.

O corpo foi velado na Câmara Municipal e sepultado às 10h30 da manhã desta quinta-feira (23) no Cemitério Parque Municipal.

No velório autoridades como atual prefeito de Telêmaco Borba Eros Danilo Araújo, o ex-prefeito Tranquelino Guimarães Viana, o presidente eleito da Câmara de Vereadores Mario Cesar Marcondes, ex-vereadores e lideranças comunitárias.

Renato Marcolla, filho do ex-prefeito, recorda emocionado ao falar do pai. "A vida do meu pai sempre foi um livro aberto, com páginas escritas pela honestidade, sua dedicação como médico e político ficarão eternamente gravadas na história da cidade", afirma.

Ele lembra que entre os principais legados deixados ao município estão a Rodovia do Papel juntamente com o governo do Estado Paulo Pimentel, o Quartel da Polícia Militar, e obras de infraestrutura.

O ex-prefeito Tranquelino Guimarães Viana (82), amigo particular de Euclides, recorda que colaborou com a sua gestão dando-lhe conselhos e que em contrapartida os recebeu quando foi eleito para o mandato de 1983 a 1986.

"É um momento difícil, eu sei, mas fico feliz em ter contribuído na gestão dele e ele também me ajudou muito quando fui prefeito. Fizemos nosso papel e com grande orgulho", relata Viana.

Mario Cesar enaltece o pioneiro Euclides Marcolla. "Graças a sua visão empreendedora o município alavancou seu desenvolvimento e deixa-nos o seu exemplo", avaliou o vereador.

Carlos Alberto Merhy, ouvidor municipal e vereador por quatro gestões, atuou com Marcolla por mais de 35 anos. "Sem dúvida um cidadão e político dos mais honrados de toda a nossa história. As obras que proporcionou a Telêmaco Borba foram indispensáveis para termos a cidade pujante de hoje", relata Merhy.

O advogado Frederico Mercer Guimarães, cinco vezes vereador na cidade, foi chefe da Divisão de Recursos Humanos na gestão de Marcolla em 1969. "Um político que reunia muitas qualidades e as colocou na vida pública serviço da população, todos ganhamos com o seu excelente trabalho", frisou.

Foi notório o reconhecimento pelas homenagens prestadas pelo Lions Clube de Monte Alegre, pela Prefeitura de Telêmaco Borba, pelos alunos, professores e a direção Escola Municipal Dr. Euclides Marcolla.

O advogado e escritor, André Miguel Coraiola, que em seu livro "Capital do Papel a História do Município de Telêmaco Borba" traz em suas páginas a biografia de Dr. Euclides Marcolla.

"É um personagem importantíssimo da história não apenas de Telêmaco Borba, mas do Paraná e do Brasil e que seu trabalho perpetuará ao longo dos anos tanto na vida familiar, profissional e política", destaca André.

O prefeito Eros Danilo Araújo decretou Luto Oficial no Município nos dias 23, 24 e 25 de dezembro.